terça-feira, 4 de março de 2014

Alma Gêmea

Alma Gêmea Conversava com uma amiga, apesar de não acreditar que possa existir somente amizade entre homens e mulheres, afinal sempre um dos dois terá segundas intenções e neste caso eu, e ela com seus lindos olhos verdes e um leve sorriso me pergunta? - Somos amigos há muito tempo Leo. Você me conhece melhor que ninguém. Sabe que sou romântica. Será que é tão difícil encontrar minha alma gêmea, minha cara metade. Alguém que me compreenda, que me ame e respeite como eu sou com meus defeitos e virtudes. Que tenha interesses semelhantes aos meus, alguém em quem eu possa confiar. Que me passe segurança e tranqüilidade. Alguém com quem eu possa dividir minhas angústias e sofrimentos. Que possa ficar sentado juntinho assistindo televisão. Passear de mãos dadas no domingo comendo pipoca no parque? Confesso que tive vontade de segurá-la nos braços, chacoalhá-la e gritar: - E eu aqui sua louca! Sou invisível? Mas não. Como sempre fazia preferi não arriscar acabar com nossa suposta “amizade” a declarar o que sentia e ficar sem nada. É estranho como nos acomodamos facilmente e passamos a acreditar que covardia é sensatez. Que ter um amor, mesmo que platônico, é melhor do que não ter amor nenhum. Então falei: - Existe um ditado popular que diz, quando Deus quer nos castigar Ele atende as nossas preces. E como quase tudo que vem do povo, isto é simples e correto. É sabido que pedimos sempre o que não precisamos, mas aquilo que achamos que precisamos. Você diz que quer encontrar sua alma gêmea certo? - Sim, alguém que me complete. - Ok. Primeiro vejamos o que é uma alma gêmea. - Eu já disse! Alguém que faça minha vida um pouco menos sem sentido. Que queira envelhecer junto comigo. Que não se importe se eu ficar gorda ou feia. Essas coisas. - Quanto a ficar feia você não precisa se preocupar Carol, sua mãe é uma “coroa” enxuta. Eu por exemplo não ligaria de dar uns “pega” nela. – risos. - Leo! Seu sem vergonha. – risos - Eu vou contar para ela. - Pelo amor de Deus Carol, não faça isso. Estou brincando! - Eu sei. Mas então o que vem a ser uma alma gêmea para você? - Das muitas teorias da existência das almas gêmeas a que eu mais gosto é a que diz que todas as almas no início foram criadas simples e ignorantes sem distinção de sexos, para que pudéssemos atingir ao objetivo de nossa criação, nos tornarmos seres perfeitos, a imagem e semelhança de Deus. Quando fomos enviados para a terra para iniciar nosso aprendizado fomos separados em dois. A claridade e a escuridão, o bem e o mal, yin e yang, macho e fêmea. Daí vem essa constante sensação de que nos falta algo ou alguma coisa, ou seja, a sua outra metade. Aquilo que nos tornará novamente uno, inteiro. - É por isso que eu gosto de estar com você Leo. Apesar de algumas vezes você me deixar louca com esse seu ar de superioridade de quem sabe tudo. - Só sei que nada sei, Carol. E o que eu não sei, invento – risos. - Viu o que eu disse. - Voltando ao assunto Carol. Se partirmos do princípio de que procuramos nossa outra metade, aquilo nos falta e que nos fará sermos pessoas melhores, nossa alma gêmea seria alguém que nos faria crescer. Que nos causaria mudanças. Essas mudanças causariam inquietação e com ela viria o atrito. Ela nos mostraria nossos defeitos o que nos tiraria do sério. Viveria nos questionando fazendo com que sempre analisássemos nossas atitudes e decisões. Muitas vezes nós teríamos vontade de matá-la. Nossos interesses seriam opostos, nos fazendo assim abrir nossos horizontes para novas experiências e perspectivas de vida. A última coisa que teríamos ao lado dela seria tranqüilidade e conforto. Lembre-se ela seria o que nos falta, o que nos complementa. - Há esta bem! Então você quer que eu acredite que minha alma gêmea será alguém que me fará sofrer. Uma pessoa horrível. Que não tem nada haver comigo? - Não foi isso que eu quis dizer. Foi você que disse que procurava sua alma gêmea, mas na verdade procurava sua imagem no espelho, ou seja, você só que invertida. Ela fica lindamente parada durante alguns segundos pensando, depois com seu costumeiro sorriso fala. - Não gosto mais de você Leo! Porque você foi me fazer enxergar essas coisas. Eu estava tão feliz com minha ignorância. Com minha fantasia de encontrar um príncipe encantado, mas agora sei que na verdade ele será um sapo. - Infelizmente esse é o preço que se paga. Quanto maior o conhecimento maior o sofrimento. - Então estamos destinados ao sofrimento, a infelicidade? - Claro que não. É aí que entra a beleza da coisa. Quando você encontra essa outra metade você não consegue ficar longe dela. Afinal ela te completa. É uma mistura de amor e ódio, inquietação com tranqüilidade. Ao mesmo tempo em que ela te instiga a procurar novos horizontes se arriscar, te passa segurança. Você tem vontade de bater e de segurar no colo. É o eterno paradoxo. O bem e o mal, Yin e o Yang... Então noto que enquanto falo, ela me olha profundamente, com aqueles lindos olhos verdes e com os lábios carnudos semi abertos, como se tivesse descoberto algo realmente importante que só percebeu agora, e com um sorriso matreiro diz. - Interessante... do Livro Calamário o Livrinho Temerário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário